fábrica itapissuma

fábrica de bebidas Ambev | 2014

localização Itapissuma, PE.
área 112 500,00 m²
tipo industrial.
etapa construído.

Localizada no município de Itapissuma, a 40km de Recife, esta unidade da Ambev foi concebida junto a um plano diretor que valorizasse os visuais e paisagem. Implantada no topo de um morro, a idéia foi proporcionar, para quem transita pela BR-101, a vista para o Prédio Social e Portaria e, para quem circula pela fábrica, uma vista privilegiada para a ilha de Itamaracá e para as fazendas de cana-de-açúcar da região.
As principais preocupações do projeto foram: movimentação equilibrada de terra; agilidade da obra (por isso a escolha por estruturas metálicas e pré-fabricadas de concreto); e a diminuição do uso de energia, de forma a garantir um crescimento sustentável.
Outra questão importante do projeto foi o desenho das áreas verdes. A Bacco projetou um cinturão verde que conectasse duas áreas de vegetação já existentes, utilizando espécies locais como a Embaúba, Sucupira, Jacarandá, Jatobá e Cajueiro. Ou seja, além de preservar a mata nativa – ao longo dos anos, serão plantadas mais de mil árvores –, o projeto ganhou destaque em sua vista aérea (a região é rota de aviões).