ROCK YARD TELEFONIA CLARO

edifício de telefonia | 1997

 

localização São Paulo, SP
área 2 000,00 m²
tipo institucional
etapa construído

Implantado no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, o conjunto arquitetônico que abriga as instalações da BCP / CLARO provoca um estranhamento ao olhar. Rico em soluções geradas a partir do programa e sofisticado quanto ao emprego dos materiais, o objeto rompe a simplicidade da composição urbana típica do bairro residencial de origem industrial da zona leste da cidade.
Nada convencional, o prédio poderia ser comparado a uma máquina, cuja função primordial é a criação e manutenção de condições físico-ambientais, ideais para o perfeito funcionamento dos equipamentos de retransmissão de sinais de telefonia celular.
A opção por um sistema construtivo industrializado e racional evitou desperdícios. Pré-fabricados, painéis de vedação externa e outros sistemas capazes de explorar o potencial das estruturas metálicas, como por exemplo lajes alveolares protendidas, garantiu a eficácia da construção.
A estrutura metálica, composta por perfis soldados de aço carbono com ligações parafusadas, atende as necessidades de carga e principalmente de sobrecarga específicas de cada bloco.